top of page

Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)

  • Foto do escritor: 10Construidos
    10Construidos
  • 20 de ago. de 2019
  • 5 min de leitura

Atualizado: 26 de ago. de 2019

1) Texto Narrativo

- Olá, eu sou a camisinha, o meu uso previne diversas ISTs. Você sabe o que é uma IST? Não? Então, vou deixá-la se apresentar.



- Olá camisinha, olá leitores, tudo bem? Espero que sim. Eu sou a IST, também conhecida como Infecção Sexualmente Transmissível. Sou transmitida através do sexo desprotegido, posso me apresentar em forma de vírus ou de bactéria.

- Existem várias ISTs, as mais comuns são, AIDS, Cancro Mole, Clamídia, Gonorreia, HPV, Donovanose, Hepatite virais, Herpes, HTLV, Sífilis e Tricomoníase. Cada uma apresentam sintomas diversos, umas tem cura, outras apenas tratamento. 

-  A AIDS atinge o sistema imunológico através da infecção Causada pelo vírus HIV. Com o sistema imunológico fragilizado o indivíduo fica propenso a doenças oportunistas, que podem ir de um simples resfriado a um câncer, levando o indivíduo a morte.  Mas calminha aí leitor, a AIDS tem tratamento, os antirretrovirais impedem que o vírus se reproduza, permitindo que o soropositivo tenha uma qualidade de vida. Como é o caso do Lucas Raniel:



- Tem também o Cancro Mole que causado pela bactéria haemophilus ducreyi e assim como a AIDS ele é transmitido sem o meu uso. O aparecimento dos sintomas se dá de dois a quinze dias após o contágio. Felizmente, tem cura e o tratamento é feito através de antibióticos indicados por profissionais da área. Para melhor entendimento, meu caro leitor, recomendo esse vídeo abaixo:


- Vos apresento agora a Clamídia e a Gonorreia, ambas são causadas por bactérias e atingem os genitais femininos e masculinos, o colo do útero, o reto, a garganta e os olhos. Infelizmente, causam infertilidade, dor durante o ato sexual e gravidez nas trompas. O indivíduo infectado nem sempre apresenta os sintomas, por isso é necessário está sempre com exames em dias e caso seja diagnosticado fazer o tratamento com antibióticos específicos. Vejam o que o Dr. Jairo Bouer tem a dizer sobre elas:



- Assustou um pouco, não é? Mas, infelizmente, não para por aqui.



- Pois é, ainda tem o HPV, existe mais de 100 tipos dele, alguns deles podem causar câncer do colo do útero e do ânus. Ela é apresentada através de verrugas no pênis e na vulva da vagina, no colo do útero e no ânus, mas também podem aparecer na boca e na garganta. Assim como a Clamídia e a Gonorreia, o portador do HPV pode não apresentar nenhum sintoma. Conheçam a história da Bebel Clark:



- Você já ouviu falar na Donovanose? Não? Ela é uma infecção que afeta a vagina, o pênis, a virilha e o ânus. Ela é mais comum na região Norte do Brasil e se apresenta na forma de caroços ou feridas de fácil sangramento, são indolores. O tratamento se dá através da ingestão de antibióticos. Segue abaixo um vídeo com uma explicação bem legal:




-  Agora vos apresento a Hepatite, ela é dividida em 5 tipos: A,B,C,D e E, ela está presente no sangue, no esperma e no leite materno. A maior parte das pessoas infectadas não apresentam sintomas, mas normalmente os sintomas aparecem seis meses após a infecção, e eles são: dor abdominal, cansaço, tontura, enjoo, febre, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Ela pode ser previnida através da vacina, do uso da camisinha e do não compartilhamento de matérias de uso individual que são constantes. Vejam esse vídeo abaixo:




- Provavelmente vocês já tenham ouvido falar na Herpes, ela é uma doença infecciosa, assim como as outras, é transmitida através do contato sexual desprotegido. Ela é caracterizada por pequenas bolhas agrupadas que se rompem e se transforma em feridas. Elas costumam aparecer na região genital. Vejam as dicas da Dra. Laura Lúcia:




- O HTLV assim como o HIV afeta o sistema imunológico, ele é o primeiro retrovírus isolado. A maior parte dos portadores do vírus não apresentam nenhum sintoma. Não há um tratamento específico para o vírus, pois o índice de desenvolvimento de doenças associadas a ele é baixo. Vejam esse vídeo:



 

- A Tricomoníase afeta o pênis e a vagina, ela se apresenta através de ardência ao urinar, coceira nos órgãos sexuais e dor durante o sexo. Se liga nesse vídeo:





- Por fim, temos a Sífilis que pode se apresentar em três estágios, nos dois primeiros a doença é mais contagiosa, já no terceiro ela pode não apresentar nenhum sintoma e causar a impressão de uma falsa cura. Ela se apresenta na forma de pequenas feridas nos órgãos sexuais e ínguas na virilha que são indolores. O vírus pode ficar estacionado por anos, caso não haja tratamento, mas pode desenvolver várias doenças levando o indivíduo a óbito. Se liga no que aconteceu com o Leandro:



- Mas, ATENÇÂO! Essas doenças podem ser passadas para o filho durante a gestação, por isso o pré-natal é tão importante, pois quanto antes descobrir e iniciar o tratamento, menos afetará o feto.


- Pois é, meu caro, eu posso causar sérias complicações à você, sua parceira (o) e até ao seu futuro filhinho que, ao me contrair, pode sofrer deformações neurais, cegueira, surdez, entre outras consequências.

- Segundo a Organização Mundial da Saúde, o mundo sofre com 1 milhão de novo casos de ISTs por dia, e sim, o dado é alarmante.  Então, galera, o jeito é se prevenir e para isso meu uso é fundamental.

- Por hoje é só, e não se esqueçam: sexo bom é sexo com responsabilidade.





2) Paris is Burning (1991)


Strike a pose! Shade! Para os fãs de RuPaul, esses termos são bem familiares, mas você sabe como eles surgiram? Assista Paris is Burning para descobrir! O aclamado documentário mostra a comunidade LGBT de Nova Iorque, entre os anos de 1980 e 1990, mostrando a vida de aventuras e dificuldades de gays, drag queens e travestis numa época em que o glamour dos bailes é contrastado pela violenta discriminação e pela epidemia de Aids. (UFJF Notícias)


3) Meme do Twitter (2019)



4) Preciosa (2009)


Preciosa conta a história da jovem Claireece Preciosa Jones, interpretada por Gabourey Sidibe. Claireece é uma adolescente de 16 anos, pobre, negra e com sobrepeso que enfrenta inúmeras dificuldades que a impedem de levar uma adolescência normal. Entre essas dificuldades está a privação do amor familiar, sendo abusada sexualmente pelo pai. O filme é impactante e traz reflexões sobre a vida de muitas jovens que sofrem diversos tipos de preconceito e agressão. Um verdadeiro tapa na cara! (UFJF Notícias)



5) Infográfico Hospital Albert Einstein sobre AIDS



6) Número de Infecções Sexualmente Transmissíveis aumenta (FEBRASGO)




7) Bê a Bá da prevenção das ISTs (Alternativa Sistemas)




8) Capa Gibi da Turma da Mônica com participação de Igor e Vitória, personagens soropositivos.



9) Médicos Drauzio Varella e Esper Kallás conversam sobre IST.



10) Campanha de prevenção contra a AIDS, Carnaval de 2014.



Esse foi o tema da semana, ficamos por aqui, e lembre-se: Se organizar direitinho, todo mundo... se cuida!

 
 
 

Comments


©2019 por 10Construindo. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page